"Capital Capixaba dos Tropeiros"
Inventário do Turismo de Ibatiba
Ibatiba adquiriu o status de município em novembro de 1981, quando se desmembrou de Iúna. O café domina a paisagem do município, sendo o principal produto agrícola da região. Também são cultivados milho, arroz, e feijão para subsistência e o excedente é vendido ao comércio local. A olericultura é uma alternativa de renda para os agricultores.
CARACTERÍSTICA DO MUNICÍPIO
Área: 277 Km²
Localização: Sudoeste do Estado
Distância da Capital: 169 km
Relevo: Muito acidentado
Clima: Frio e seco
CULTURA E TURISMO
PONTOS TURÍSTICOS
Horto Florestal – Apresenta área de vários hectares, com muitas plantas de varias espécies. É considerado o segundo horto urbano do Brasil. Localizado no bairro de Novo Horizonte.
Monumento aos Tropeiros - Esse monumento faz parte do museu do tropeiro que fica na mesma cidade. Rod. Pres. Costa e Silva - Novo Horizonte.
Museu do Tropeiro - Lugar que tem a memória da cidade de Ibatiba em fotos, utensílios e móveis. R. Moacir Corrêa - São José.
Igreja Evangélica de Confissão Luterana - A Igreja Evangélica de Confissão Luterana tem a torre mais elevada do país. A torre da “igrejona”, como é conhecida, possui 35 metros e seus três sinos de cobre podem ser ouvidos a 12 quilômetros de distância.
Museu Pomerano “Franz Ramlow” - Museu Pomerano “Franz Ramlow” possui um rico acervo de peças, utensílios e equipamentos utilizados no inicio da colonização pomerana no município. Recebe visitante durante todo o ano, incluindo alunos deste e de outros municípios, previamente agendados. Endereço: Rua Getúlio Vargas, Centro.
Morro do Cruzeiro – Com 100 m de altura e distância de 1 km da Sede, apresenta iluminação automática noturna.
Cachoeira do Milas – Área indicada para atividades recreativas como piquenique e churrasco. Localizada em Córrego Perobas, a 6 km da Sede.
Poço do Braulino – Possui cerca de 15 m de largura e 20 m de comprimento. Localizado em Córrego Perdido, a 6 km da Sede.
Casarão da Fazenda Boa Esperança – Construída em 1860 já sofreu varias reformas, mas guarda as características arquitetônicas das construções rurais do século XIX. Localizado em Córrego Perdido, a 8 km da Sede.
Pedra do Beijo - Espaço com piscina natural. Unnamed Road, 9 km do Centro.
Pedra da Dorvalina – Possui 250 m de altura. Localizada em Santa Maria de Cima, a 10 km da Sede.
Pedra da Tia Barbara - A Pedra da Tia Bárbara é considerada um importante ponto turístico do município. Do alto da Pedra é possível vislumbrar grande parte do Parque Nacional do Caparaó. A formação rochosa com cerca de 600 metros de altura fica localizada aproximadamente 10 km da sede do município (sentido Santa Maria/Perdido – Onizinho Barba).
Cachoeira Tia Ivete – Cercada por matas, apresenta varias quedas d’água cristalina e fria. Localizada em Córrego Perdido, a 12 km da Sede.
Cachoeira Véu de Noiva – Possui queda d’água com 10 m de altura e uma pequena piscina natural. Localizada a 12 km da Sede.
Cachoeira da Usina – Possui grande volume de águas turvas, não sendo apropriada para banho devido à poluição. Localizada em Ponte da Tanga, a 14 km da Sede.
Cachoeira da Fazenda das Mulatas – Possui corredeiras de águas frias com 100 m de extensão, que formam piscinas naturais. Localizada em Córrego Criciuma, a 21 km da Sede.
Casarão da Fazenda das Mulatas – Construído em 1890.