Dores do Rio Preto

Vila Divisa / Riopretense

Inventário do Turismo de Dores do Rio Preto

Emancipado do município de Guaçuí em 30 de dezembro de 1963 e instalado em 07 de abril de 1964, Dores do Rio Preto é o segundo mais alto município do Espírito Santo, com 770 m de altitude. Hoje, sua principal atividade econômica é a cafeicultura e a olericultura encontra-se em expansão, principalmente o cultivo de cebola, batata e inhame.

CARACTERÍSTICA DO MUNICÍPIO

Área: 153 Km²

Localização: Sul do Estado

Distância da Capital: 243 km

Relevo: Acidentado

Clima: Tropical de Altitude

CULTURA E TURISMO

ESPAÇOS CULTURAIS

Biblioteca Pública Municipal – Localizada na rua Heraldo de Almeida e Silva, Centro.

PONTOS TURÍSTICOS

Praça Governador Lacerda de Aguiar – Possui playground, bancos e gramado. Localizada no Centro.

Igreja N. Sra. das Dores – Fundada em 1970, pelo Pe. Miguel de Sanctis. Possui pinturas retratando a Santa Ceia e a Via Sacra. Localizada junto à Pça. 7 de Abril.

Cachoeira da Fumaça – Possui queda d’água com cerca de 25 km de altura e apresenta intenso volume de águas, formando corredeiras e pequenas piscinas. Localizada em Rochedo, a 7 km da sede.

Cachoeira Alta – Originada de nascente com água cristalina, rodeada por Mata Atlântica. Apresenta algumas espécies de orquídeas, bromélias e quaresmeiras. Possui cascatas e piscinas naturais. Distância 12 km da sede.

Cachoeira do Cambucá – Possui pequenas cascatas e piscinas naturais. Localizada em distrito Mundo Novo, a 12 km da sede.

Ruínas da Igreja de N. Sra. Anunciada – Construída por volta de 1937. Localizada a 25 km da sede.

Pedra Menina – Formação rochosa, com formato de uma figura feminina deitada de perfil. Localizada no Parque Nacional do Caparaó, a 30 km da sede.

Cachoeira do Aurélio - O acesso é a partir da portaria de Pedra Menina, no Parque Nacional do Caparaó, por estrada pavimentada de 4 km, mais 1 km de trilha. Tem quedas e poços.

Parque Nacional do Caparaó (Lado do ES) - A portaria capixaba de acesso ao Parque Nacional fica no Distrito de Pedra Menina.

Pico da Bandeira (Lado do ES) - Dores do Rio Preto é um município de acesso ao Pico da Bandeira – terceiro maior pico do país, com 2.892 metros, no Parque Nacional do Caparaó – pelo lado capixaba, sendo o único a ter uma portaria de acesso no Espírito Santo.

Cachoeira Três Estados - Fica no Rio Preto e tem queda d’água com cerca de 25m, com um volume extenso de água que forma uma piscina natural. Tem este nome porque faz divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.