Alegre

Cidade Jardim

Inventário do Turismo de Alegre

Cachoeira da Fumaça de Alegre

Conhecida como "Cidade Jardim", por causa da grande quantidade de praças. Esta cidade é o centro de formação cultural da região. Suas construções históricas e as belezas naturais são imperdíveis. Alegre vem despontando com grande potencialidade para o desenvolvimento do turismo ecológico.

Em Alegre está localizado o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, com 162,5 hectares, que possui diferentes espécies naturais e uma exuberante beleza, observada nas trilhas do Parque. A cachoeira com queda de 140m de altura é um dos grandes atrativos, que desperta ainda a atenção dos praticantes de esportes radicais.

O município de Alegre tem como base econômica a agropecuária, sendo a cultura do café a atividade agrícola predominante na região. Outros produtos agrícolas como o milho, feijão e arroz são considerados como culturas de subsistência, com baixa tecnologia. Na pecuária destaca-se a criação de bovinos. Na área educacional, apresenta ensino superior, contando com vários cursos de graduação.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha merece destaque. Sua construção teve inicio em 1851 e foi feita com barro e madeira, posteriormente foi ampliada. Os vitrais da igreja representam a vida de Cristo e a pintura foi feita pelo indiano Diwali. Outra construção histórica é o Solar Miguel Simão, que inaugurado em 1927 com o objetivo de ser casa comercial do café. O lugar foi construído pelo libanês Miguel Simão e possui estilo art-noveau.

Localizado em área montanhosa caracterizada por picos ponteagudos e cachoeiras, Alegre é considerado Portal do Caparaó, por dar acesso a essa região. Conta com muitos visitantes.

CARACTERÍSTICA DO MUNICÍPIO

Área: 778,6 Km²

Localização: Sul do Estado

Distância da Capital: 196 km

Relevo: Varia de ondulado a acidentado

Clima: Tropical, Megatérmico e Subúmido

CULTURA E TURISMO

ESPAÇOS CULTURAIS

Casa da Cultura – Vila Reis

Biblioteca Municipal – Centro

Espaço Cultural Elias Simão – Centro

Parque de Exposição Geraldo Santos – Centro

PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz de N. Sra. Da Penha – Localizada na Ladeira da Matriz, s/n Centro. É uma construção iniciada em 1852, que tem hoje, o estilo barroco gótico.

Palacete Miguel Simão – Construído em 1928, em estilo grego. Localizado no Centro.

Antiga Estação Ferroviária – Localizada na R. Orozinho Lima.

Castelinho – Localizado no bairro Guararema – Parque Universitário.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça – É o Portal do Caparaó, possui área de 27 hectares e cachoeira com queda de 80 m de altura. Localizado a 28 Km do Centro, na divisa com Ibitirama.

Cachoeira de Alegre – Possui 60m de altura.

Cachoeira da Fortaleza – Possui queda d’água com 25 m de altura e água extremamente fria.

Pedra das Carneiras, da Severina e Pombal – Utilizadas para a prática de alpinismo e asa delta.

Outros Pontos Elevados - Pico Caveira D'Anta - 1480m

Pedra da Arataca - 1316 m

Pedra das Carneiras - 1219 m

Pico da Lesma - 1123 m

Pico do Pirineu - 1100 m

Pedra Severina - 916 m

Pedra da Baleia Cava Rocha - 531 m

Mirante Alto da Serra – Chapada que oferece bela vista da sede do município.

Cachoeira de Braúnas - Próximo ao distrito de Rive. Possui 35 metros de queda, 2 piscinas para banho (incluindo uma para crianças), restaurante e toboágua. Fica a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Está inserida em 6 mil metros quadrados de área verde. A Cachoeira está localizada há apenas 3 quilômetros da rodovia Cachoeiro X Alegre.

Cachoeira do Roncador - Distrito de Celina. Aproximadamente 87 metros de corredeiras que formam algumas piscinas naturais de águas límpidas e temperatura fria, permitindo uso para banho. É utilizada para prática de rapel e canyoning.

Outras Cachoeiras - Cachoeira da Abundância - 2 km

Cachoeira da Cutia - 3 km

Cachoeira de Jerusalém - 5 km

Cachoeira do São Francisco do Café - 7 km

Túnel dos Ingleses de Cima - O túnel fazia parte da antiga Leopoldina Dailway. Foi construído com pedras sobrepostas e inaugurado em 1915. Possui 180m de extensão e 6m de altura.