Terra da banana e do leite
Inventário do Turismo de Alfredo Chaves
Colonizado por imigrantes italianos, Alfredo Chaves foi criado em 1891. A agropecuária é à base de sua economia, destacando-se a criação de bovinos e aves, as culturas de café, banana e olericultura.
É um município cheio de belezas e diversão para oferecer, tendo nas localidades de Matilde e Carolina seus principais atrativos. A vocação turística da região está ligada ao agroturismo, com inúmeras fábricas de produtos caseiros, entre eles a mariola, especialidade da região.
Lugar de descanso e adrenalina, este contraste é a marca de Alfredo Chaves. Apenas 81 km de distância da capital Vitória, este município bucólico transmite aconchego a todos que passam por aqui. A região montanhosa permitiu o surgimento de cachoeiras belíssimas que hoje são muito utilizadas para a prática de esportes.
As cachoeiras como Matilde, Iracema, Tororoma, Daroz, e Vovó Lúcia atraem aqueles que pretendem praticar o trekking, o off-road, e o voo livre de parapente, muito procurado por aqueles que gostam de adrenalina.. Apesar de a cidade ter uma das melhores rampas de voo livre do país, outros esportes como o MotoCross, o bikecross, o rapel e as caminhadas ecológicas também atraem muitos visitantes. Com belezas naturais e um povo acolhedor Alfredo Chaves agrada a todos que visitam o local.
CARACTERÍSTICA DO MUNICÍPIO
Área: 616 Km²
Localização: Sul do Estado
Distância da Capital: 81 km
Relevo: Montanhoso e fortemente ondulado
Clima: Tropical Úmido
CULTURA E TURISMO
ESPAÇOS CULTURAIS
Biblioteca Pública e Instituto Histórico e Geográfico – Localizados no Centro.
PONTOS TURÍSTICOS
Praça Colombo Guardia – Localizada na sede.
Igrejinha N. Sra. da Penha – Localizada em São Roque de Maravilha.
Casarão do Togneri – Construído há mais de 100 anos, mantém até hoje a sua originalidade. Localizado na sede.
Estação Ferroviária – Patrimônio Cultural Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Localizada em Matilde.
Vale Santa Maria Madalena – Localizado entre Matilde e Santa Maria Madalena. Apresenta visão panorâmica de rara beleza.
Cachoeira Pinón/Daróz – É muito procurada por possuir um lago próprio para banho. Localizada em Carolina.
Cachoeira Engenheiro Ríver – Possui cerca de 300 m de trilhas e sua queda de mais de 70 m proporciona um espetáculo de rara beleza. Localizada em Matilde.
Cachoeira Vovó Lúcia – Apresenta belíssima queda natural e um lago de águas cristalinas. Dispõe de área para camping e restaurante self-service de comidas típicas. Localizada em Ibitiruí.
Cachoeira Toroma – Localizada em Cachoeira Alta.
Cachoeira Iracema – Possui exuberante queda d’água. Localizada em São Roque de Maravilha.
Cachoeira da Piripitinga – Localizada em Batatal.
Túnel dos Escravos – Localizado em Matilde.
Pedra do Gururu – Utilizada para prática de asa delta e parapente. Localizada na sede.
Corredeiras do Rio Benevente – Muito utilizadas para prática de canoagem.
Rampa Natural de Vôo Livre – É considerada uma das maiores rampas do Estado. Localizada em Cachoeira Alta, a 6 Km da sede.