Castelo

Cidade Ouro

Inventário do Turismo de Castelo

Parque Estadual Forno Grande

É uma região de lindos recantos verdes para serem explorados turisticamente. A base de sua economia é a agropecuária, sendo a cafeicultura a principal atividade e a maior potencialidade do setor. Desenvolve também, a cultura de milho, feijão, cana-de-açúcar, criação de bovinos e atividades hortigranjeiras orientadas para o abastecimento local e interestadual. No setor industrial, destaca-se a exploração de mármore e granito, cuja extração é exportada para diversos países do mundo.

Sua população conserva a cultura de seus antepassados italianos, manifestando-a através de suas danças, jogos, cantos e comida típica. O município de Castelo ficou nacionalmente conhecido por sua famosa festa de Corpus Christi, onde expõem criativos tapetes de flores, pedras pintadas, palha, grãos de café, feitos artesanalmente pela população local, sendo considerado um dos maiores eventos religiosos do Estado.

CARACTERÍSTICA DO MUNICÍPIO

Área: 770 Km²

Localização: Sul do Estado

Distância da Capital: 142 km

Relevo: Varia de ondulado a montanhoso

Clima: Tropical megatérmico

CULTURA E TURISMO

ESPAÇOS CULTURAIS

Biblioteca Ciro Vieira da Cunha - Av. Aristeu Borges de Aguiar – Centro.

Casa do Artesão - Exposição e venda do artesanato local, tanto de cunho artístico, como a fabricação de produtos alimentícios típicos da região. Localizada na Av. N. Sra. da Penha, Centro.

Teatro Municipal - Centro.

PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz de N. Sra. da Penha - Apresenta vitrais coloridos. Localizada no Centro.

Praça Três Irmãos - Área de lazer com árvores, jardins, chafariz e bancos. Localizada no Centro.

Rua do Convívio - Área de lazer situada no Centro.

Parque “Julia Venturim Dadalto” Beira Rio – Centro.

Cachoeira do Pedregulho (Furlan) – Estr. p/ Patrimônio do Ouro – Zona Rural.

Rampa de Ubá – Local Rampa de Córrego de Ubá.

Fazenda das Flores - Possuem vários alqueires de terras férteis e produtivas, uma alameda formada por 60 palmeiras imperiais dando acesso à propriedade e o casarão construído na década de 30. Distância 5 km da sede.

Parque Estadual de Mata das Flores - Apresenta vários hectares de mata nativa, com rica flora e inúmeros mananciais. Distância 8 km da sede.

Pedra da Balança - Enorme massa de granito sustentada por uma pequena estrutura natural. Localizada entre a comunidade de Corumbá e o Centro de Castelo, a cerca de 9,5 km da sede.

Fazenda do Centro - De propriedade da Ordem Agostiniana. Possui casarão construído em 1845, pelos escravos. Localizada na Serra da Povoação, a 10 km da sede.

Cachoeira do Centro - Possui uma lagoa com areias brancas, propícia para banho. É muito frequentada nos feriados e fins de semana. Localizada na Fazenda do Centro, a 11 km da sede.

Cachoeira da Prata - Com suas quedas de mais de 100 m de altura e um lago de água cristalina, proporciona um espetáculo de rara beleza. Distância 11 km da sede, tendo acesso pela estrada que liga o distrito de Aracuí ao de Monte Pio ou pela Reserva de Mata das Flores.

Cemitério dos Escravos - Localizado na Fazenda da Prata, assim chamado por ser da época escravagista, e não porque no local tenham sido sepultados escravos, pois os sepultamentos lá realizados eram dos senhores de engenho e de seus familiares. Distância 11 km da sede.

Gruta do Limoeiro - É um monumento natural de rara beleza. Foi tombada pelo Patrimônio Cultural do Estado em 1984. Localizada na Fazenda da família Camporez, com acesso pela Rodovia Pedro Cola, que liga Castelo a Venda Nova do Imigrante, a 12 km da sede.

Reserva Florestal do Forno Grande - Área de preservação ambiental com vários hectares. Distância 30 km da sede.

Pico Forno Grande - Com 2.082 m de altitude, possibilita uma visão deslumbrante da região. Distância 30 km da sede.